Coletivo Feminista Laudelina Campos de Melo

O Coletivo Feminista Laudelina de Campos Melo (CFLCM) formado por mulheres com diferentes trajetórias de atuação, foi fundado em 08 de setembro de 2013. O CFLCM surgiu da necessidade de reconstruir um diálogo aberto entre a universidade e a comunidade, sobre as questões de gênero e sexualidade, e que pautasse a luta feminista sob diferentes perspectivas. Um grupo que compartilhasse essa preocupação, essa visão de mundo e de luta. O CFLCM constituiu-se no contexto da Universidade Estadual de Santa Cruz, mas desde sua concepção visa superar os muros da Universidade, trazendo a discussão feminista para diferentes contextos, fazendo com que suas pautas dialoguem com a luta popular e outros campos dos movimentos sociais.



O grupo de mulheres homenageia a líder feminista Laudelina de Campos Melo, nascida em Poços de Calda e militante incansável do movimento pelos direitos das/os negras/os e dos direitos das empregadas domésticas. Como mulher e militante, nunca aceitou a discriminação, o racismo e o machismo patrocinado pelo sistema patriarcal em que vivemos. Filha de escrava, Laudelina virou símbolo de luta em todo o país por reivindicar direitos trabalhistas às domésticas e por explicitar a situação de pobreza, racismo e machismo ao qual milhares de mulheres são diariamente submetidas.


Acreditamos que apesar das muitas vitórias já conquistadas, ainda vivemos em uma sociedade marcada por diversas opressões vinculadas ao machismo, que afetam mulheres e homens. Assim, é iminente a necessidade de nos organizarmos e nos mobilizarmos. Por isso, convidamos a participarem desta luta que é de todas e todos nós!



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficinas 2017!

Laudelindas Indicam: Contra a desigualdade salarial, restaurante cobra 30% a mais de homens